top of page

Conflito e Mediação: o que significam para os alunos.


O que será que os nossos alunos entendem por "Conflito" e por "Mediação"? Foi a perceber isso que a Entre Nós Mediação se propôs e, para tal, lançou 3 questões a alunos de idades distintas e a frequentar anos de escolaridade diferentes. Qual será a sua noção quanto ao significado daqueles termos? E a sua perceção quanto ao que cada um pode significar?

Antes de mais tenho que agradecer às escolas (Prof. José Salvado Sampaio, EBI Quinta de Marrocos e Esc. Secundária José Gomes Ferreira), às professoras Eulália Redondo, Carla Martins e Concha Lorenzo e acima de tudo aos alunos do 3ºA, 6º4ª e 9º4ª, que me receberam tão bem e me ajudaram, de forma, tão positiva, a recolher as suas opiniões. Sim, porque era precisamente esse o objetivo desta " consulta" junto dos alunos - a recolha de opiniões, já que não havia respostas certas ou erradas, apenas partilha de respostas!!

E que boas que foram essas respostas! Fiquei completamente rendida e encantada com as mesmas. Foram muito além das minhas expectativas (razão pela qual não devemos ter como certas as meras expectativas ).

As 3 questões colocadas foram: 1) O que entendem por "conflito"?; 2) O que acham que é a Mediação de Conflitos ou o Mediador de Conflitos? e 3) Qual deverá ser o resultado e o sentimento das pessoas no final de uma Mediação?

O que irei aqui registar e partilhar convosco é a diferença evolutiva que se nota nas respostas dadas. Assim, enquanto que os alunos do 3º ano, para a 1ª questão, na sua maioria referiram ser uma discussão, confusão, problema, luta ou desentendimento, os do 6º já acrescentaram que será uma discussão ou desentendimento que pode acabar numa zanga, briga ou agressão física. Para os alunos do 9º ano, um conflito é tudo isso com a vertente ou consequência inerente e inevitável, de agressões e violência física, verbal ou psicológica!

Já para a 2ª questão, as respostas foram, para os alunos mais novos, mais direcionadas para a figura do Mediador como sendo a pessoa que pára o conflito, e ao nível do 6º ano a sensibilidade deles levou alguns a concluir que o mediador é a pessoa que se mete no meio da briga, para ajudá-los a fazerem as pazes. Os alunos do 9º ano deram respostas muito concretas sobre Mediação, revelando, na sua maioria, saber do que se trata - uma forma de resolução dos conflitos com a ajuda de alguém que não faz parte do próprio conflito; uma forma de resolver algum conflito sem recurso a tribunal ou ainda a forma de resolver os conflitos, percebendo as diferenças entre as pessoas do conflito e ajudá-las a resolvê-las ou a aceitá-las!!

Já quanto à última questão, as respostas foram mais idênticas em conteúdo ou sentido - as pessoas no fim do conflito sentem-se: aliviadas, felizes, tristes, zangadas, satisfeitas, alegres, arrependidas, em paz, calmo, compreensivo, culpadas, orgulhosas! A ideia de pôr fim ao conflito, traz esta mistura de sentimentos consoante o desfecho do mesmo, e aqui todos concordaram!!

Muito bons estes momentos de partilha! Vim com a convicção de que a Mediação de Conflitos está a entrar de forma consciente e positiva no vocabulário estudantil!!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page