top of page

Apresentando...Mediação de Conflitos!

Estou metido num conflito...e agora??

Posso recorrer aos Tribunais Judiciais, e deixar que seja(m) o(s) juiz(es) a decidir qual a solução para o meu problema; posso recorrer ao Tribunal Arbitral, onde um Juiz Árbitro decide qual o fim a dar ao meu conflito; posso tentar ser eu e a outra parte a ditarmos o NOSSO ACORDO para o nosso litígio!! Aqui, o mediador facilita as partes a estabelecerem uma comunicação positiva e focada na solução e não na discussão do problema (que é passado).

Este processo, é de tal forma voluntário que, mesmo que já exista uma ação judicial em Tribunal, posso pedir ao Juiz para suspender essa ação por forma a tentar a Mediação!! O nosso querer é essencial para nos motivarmos a ter um diálogo facilitador e cooperante!

É um processo informal e voluntário, mas absolutamente sigiloso o que nos permite sentir confiança absoluta na forma como nos comunicamos, pois caso não consigamos obter aí um acordo final, nada do que for aí falado pode ser trazido para fora da Mediação, nem o mediador pode ser testemunha de qualquer das partes numa eventual ação judicial - sigilo e confiança!!

E se o nosso acordo final não for respeitado e cumprido, não obstante ter sido feito por nós? Voltamos à estaca zero? Claro que não. Sendo um acordo alcançado com a intermediação de um mediador certificado pelo Ministério da Justiça e que esteja na Lista Pública de Mediadores, o mesmo pode ser imediatamente executado por um tribunal, valendo, assim, o mesmo que uma sentença judicial!

Vá acompanhando e vá-se informando sobre este Meio Alternativo de Resolução de Litígios - Mediação de Conflitos, uma solução feita por si e para si!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page